Saiba quais alimentos te impedem de ter os dentes brancos

14-11-2017

A popularização dos tratamentos dentários que promovem o clareamento dos dentes mostra que o brasileiro se preocupa, e muito, com diversos detalhes de sua aparência.


Ter um sorriso alinhado, branco, praticamente perfeito, se transformou em uma das maiores demandas estéticas do país.


De fato, nem todo o mundo consegue ter os dentes brancos sem fazer intervenções, já que diversas variáveis podem influenciar na coloração da dentina, como a má higienização bucal, problemas de canal e necrose, uso contínuo de antibióticos e fatores genéticos.


Além disso, muitas pessoas culpam o excesso de café ou de cigarro, e, de fato, elas não estão enganadas. E mais: outros tipos de alimentos podem interferir negativamente na coloração dos dentes.


O excesso de pigmentação contida em determinadas comidas e bebidas é o que deixa os dentes mais escuros.


Isso não quer dizer que seja preciso exclui-los do cardápio. A recomendação é moderar no consumo ou escovar os dentes logo após as refeições.


Descubra a seguir quais alimentos são capazes de amarelar ou escurecer os seus dentes:


Café – Queridinha dos brasileiros, a bebida é a grande vilã quando o assunto é o escurecimento dos dentes, já que a mancha amarelada pode ocorrer de imediato. O ideal é diminuir o consumo diário de café para amenizar os efeitos indesejáveis.


Refrigerante – Por ser ácida, essa bebida pode afetar o esmalte e a dentina que mantêm o sorriso atraente. Os refrigerantes que mais afetam a coloração dos dentes são os de limão e cola.


Beterraba – Esse é um alimento saudável que não deve ser cortado de sua dieta. Mas por conter muito pigmento, a beterraba pode escurecer os dentes ou causar manchas. A recomendação é fazer o bochecho com água após ingerir o alimento.


Chá – Embora seja muito saudável e agradável, o chá pode amarelar os dentes devido ao acúmulo de substâncias que dão coloração à bebida.


Amora, Cereja e Uva – Pequenas e deliciosas, essas frutas possuem intensa pigmentação, que podem produzir uma coloração indesejável nos dentes.


Açaí – É outro alimento que deve ser consumido com moderação, caso queira evitar que os dentes fiquem muito manchados.


Vinho – Além de conter substâncias pigmentadas, como tanino e cromogênio, o vinho é bastante ácido e pode causar a perda de elementos minerais importantes.


Molhos – Quem abusa do ketchup, molho vermelho, molho de soja (shoyu) e outros pode e deve redobrar os cuidados com os dentes, já que os molhos são vilões nesse assunto.

  • Visto: 126

Comentar

Desculpe, nenhum resultado encontrado.