Apesar da fama de preguiçoso, brasileiro é um dos que menos dorme, mostra estudo

10-05-2016

Quantas horas você dorme por dia? De acordo com um estudo publicado na revista Science Advances, a noite de sono do brasileiro dura, em média, 7 horas e 36 minutos, colocando-o no grupo dos que menos dormem em todo o mundo.


A pesquisa diz que os habitantes do Brasil, Japão e Cingapura têm as noites de sono mais curtas do mundo. Por outro lado, quem vive na Holanda e na Nova Zelândia desfrutam de sonos mais longos. Veja os números


Os que mais dormem: Holanda - 8h16m


Os que menos dormem: Cingapura - 7h24m


Embora o estudo não tenha feito relação direta entre as horas de sono e o horário em que as pessoas vão para a cama, o costume prevalente no Japão, Brasil e Cingapura é o de dormir mais tarde. Os japoneses repousam às 23h30. Os brasileiros, por volta das 23h40. E, em Cingapura, em torno das 23h50.


Os homens dormem menos


Em todo o mundo, os homens de meia-idade são os que menos dormem. Frequentemente, eles têm um tempo de descanso que não chega às recomendadas sete a oito horas por noite.


O que atrapalha o sono


Os pesquisadores envolvidos no estudo afirmam que estímulos da vida moderna, como iluminação artificial, telas de TV, computadores e smartphones, acabam atrapalhando o horário natural do sono.


Importância do bom sono


Por mais que muita gente ignore a importância do repouso noturno, os pesquisadores lembram que a quantidade e a qualidade do sono são muito mais importantes para nosso bem-estar do que as pessoas imaginam.


Problemas como obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, derrame e estresse, entre outros, já foram relacionados à falta de um sono diário de qualidade.


Como dormir melhor


Precisa de ajuda para ter noites de sonos tranquilas e com mais qualidade? Veja algumas dicas de especialistas:


- Tente deixar o quarto silencioso, com uma temperatura agradável;


- Prefira manter o dormitório totalmente escuro; desligue os eletrônicos ou cubra qualquer fonte luminosa;


- Deixe tablets, celulares e computadores fora do quarto, ou pelo menos distantes da cama;


- Não cultive o hábito de assistir TV no quarto. Reserve o dormitório apenas para o sono;


- Evite o consumo de bebidas alcoólicas e cafeinadas por pelo menos seis horas antes de dormir;


- Faça refeições leves à noite, de preferência no mínimo duas horas antes de dormir;


- Não fique na cama sem sono. Leia um livro ou revista para se distrair e só vá para cama quando perceber que pegará no sono;


- Não confira o relógio, caso acorde à noite. Checar a hora apenas o deixará ansioso e ainda mais alerta.

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