Exercício Pré-gravidez pode prevenir a dor pélvica na gravidez

Tentando engravidar? Novo estudo constata que exercício de pré-concepção pode prevenir a dor pélvica na gravidez, dando-lhe mais um motivo para entrar em forma antes de ficar grávida.


 


Todo mundo sabe que o exercício é bom para você, mas quando você está tentando engravidar pode parecer um pouco inútil - você está exercitando, suando e depois de ficar grávida vai ganhar peso novamente, certo? Não exatamente. Um novo estudo dá mais evidência para a noção de que fazer exercicios não é apenas para perder peso, mas preparar seu corpo para enfrentar novos desafios, incluindo a gravidez. A pesquisa, publicada no British Journal of Sports Medicine , mostrou que as mulheres que se exercitaram antes da gravidez tiveram uma menor taxa de dor cintura pélvica (dor ao redor das articulações e ligamentos da pelve) do que mulheres que não fizeram.


Mais exercício, menos dor


Os pesquisadores analisaram mais de 39.000 mulheres grávidas que participam da Mãe norueguês e Criança Cohort Study, um curso, projeto de longo prazo para avaliar a saúde na gravidez e das crianças. As mulheres foram questionadas sobre o tipo e frequência de exercício que praticaram nos três meses antes de engravidar. Em seguida, às 30 semanas, elas foram questionadas sobre quanta dor cintura pélvica elas estavam tendo. "Nossos resultados mostraram que as mulheres que se exercitaram antes de ficarem grávidas de seu primeiro filho tinha o menor risco de desenvolver dor cintura pélvica na gravidez", a autora do estudo Katrine Mari devo, Ph.D., do Departamento de Psicossomática e Conduta de Saúde da Instituto Norueguês de Saúde Pública em Oslo, Noruega, diz Gravidez Fit . Exercícios de alto impacto entre três a cinco vezes por semana foi associado com um risco 14 por cento menor de dor cintura pélvica.


Embora os resultados mostraram que quanto mais vezes (até cinco vezes por semana) e mais intenso o exercício for, menos dor mais tarde, Owe disse que quantidades menores de menor exercício ajudou também. "Mesmo as mulheres que relataram baixas frequências de exercício tiveram um risco reduzido de dor cintura pélvica, [mas] as mulheres que foram correr, jogar bola, fazer aeróbica de alto impacto ou de orientação antes da gravidez tiveram o menor risco", diz ela.


Dor cintura pélvica podem afetar qualquer uma das articulações e dos ligamentos toda a volta a pélvis, incluindo aqueles perto do osso público na frente e o sacro na parte de trás, a qualquer momento durante a gravidez, o bebê crescendo coloca pressão sobre a área e mudanças sua postura. É muitas vezes sentida ao caminhar, subir escadas ou virar na cama, e afeta de 20 a 45 por cento de todas as gestações, Owe diz. As causas da dor cintura pélvica ainda são desconhecidas, mas os cientistas não têm certeza se o hormônio relaxina , que solta ligamentos durante a gravidez, desempenha um papel. Embora não seja associada a complicações graves da gestação, "dor cintura pélvica pode dar origem a incapacidade funcional, níveis mais elevados de depressão, redução da qualidade de vida e maior prevalência de baixa por doença durante a gravidez," disse Owe. Além disso, a dor muitas vezes leva a um maior inactividade, que se pode aumentar os riscos de excesso de peso, tensão arterial elevada e diabetes gestacional.


Ainda não se sabe exatamente por que o exercício ajuda a reduizir a dor pélvica, Owe diz. "No entanto, com base em outros estudos , o exercício demonstraram ter um hipoalgésico [sensibilidade reduzida] efeito sobre a dor em indivíduos não-gestantes e em pacientes com dor crônica", diz ela. "Uma vez que observamos o menor risco para a dor cintura pélvica entre as mulheres que realizaram exercícios de alto impacto, especula-se que o exercício aeróbico pode ter um efeito hipoalgésico em mulheres grávidas."


E se você começar os exercicios depois de grávida?


Se você já está grávida e não tem exercitado, começando uma rotina de treino intenso agora pode não ser aconselhável e é provavelmente um pouco tarde demais para reduzir a dor pélvica de qualquer maneira. "Infelizmente, as estratégias de tratamento eficaz, incluindo o exercício para dor cintura pélvica durante a gravidez é limitada e os efeitos são pequenos," disse Owe. Mas se você estiver com dor, existem algumas coisas que você pode tentar diminui-lo , incluindo fisioterapia, acupuntura, massagem, exercícios aquáticos e vestindo um cinto pélvico apoio. Para a maioria das mulheres, a dor vai embora depois que o bebê nasce, embora dois a três por cento vai experimentá-lo até um ano após o nascimento.


Mas se você ainda está tentando engravidar, estes resultados são mais um motivo para ser tão saudável e apto quanto possível antes de engravidar. E se o seu corpo é usado para o exercício, você pode continuar a fazê-lo uma vez que você ficar grávida também. Embora os melhores resultados para prevenir a dor veio de rotinas de treino intenso, Owe diz cada pouco ajuda. "De acordo com nosso estudo, exercendo uma ou duas vezes por semana é melhor do que nenhum exercício quando se trata de reduzir o risco de dor cintura pélvica na gravidez", diz ela.

  • Lançamento: 2016-02-10 16:00:06
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