Água sanitária ajuda a combater o mosquito da dengue

Usada diariamente na limpeza de casa, a água sanitária, cujo nome científico é hipoclorito de sódio, ajuda a combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, conhecido por ser o transmissor da dengue, da febre chinkungunya e do zika vírus.


A constatação foi feita por um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo. O resultado do estudo revelou que o hipoclorito de sódio é 100% eficaz na eliminação de larvas do mosquito. Uma boa notícia para os moradores de Montes Claros, que seguem empenhados no combate a essa praga urbana.


A pesquisa diz ainda que a água sanitária barra o desenvolvimento das larvas, que acabam morrendo ao entrar em contato com o produto. Sua atuação é praticamente semelhante a do grupo dos inseticidas modernos, que levam o nome de “inibidores do crescimento de insetos”.


Dica de utilização


As atuais recomendações e cuidados que todo cidadão deve ter em casa – como a de não deixar água parada acumulada – continuam valendo, independente do resultado dessa pesquisa.


Contudo, pode-se usar o hipoclorito de sódio como um apoio nas tarefas de higienização das residências.


Nos ralosdespeje um pouco do produto na seguinte proporção: uma colher de sopa por litro de água. Aplique em ralos de pias, banheiros e cozinha. Para um efeito mais prolongado, cumpra essa tarefa um pouco antes de dormir. Desse modo, as superfícies ficarão mais tempo em contato com a solução.


No vaso sanitário, coloque duas colheres de hipoclorito de sódio por litro de água. Não esqueça de realizar esse procedimento quando for viajar.


Montes Claros mobilizada no combate ao mosquito


O apelo das autoridades continua o mesmo. Envolva-se na luta contra o Aedes aegypti e proteja sua família contra as doenças que ele causa.


As principais recomendações são:


- Evite acumular lixo em quintais e terrenos vazios;


- Faça a manutenção correta das piscinas;


- Coloque garrafas, latas e outros recipientes de cabeça para baixo;


- Livre-se dos pneus velhos;


-  Preencha os suportes de vasos de plantas com areia.


  • Lançamento: 2016-02-23 15:12:46
  • Visto: 365

Comentar

Desculpe, nenhum resultado encontrado.