Lista indica exames que as mulheres devem fazer em cada fase da vida

Março é o mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher. A data (08/03) lembra a luta do público feminino por igualdade de gêneros e melhores condições de trabalho e vida, e também serve para dar outros alertas sobre a saúde e o bem-estar desse grupo.

O crescimento do câncer de mama, o de maior incidência entre as mulheres (são 57 mil novos casos por ano, segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer), é um dos grandes motivos de preocupação da sociedade e das autoridades médicas.

Em todo o Brasil, inclusive em Montes Claros, são feitas diversas campanhas em prol do diagnóstico precoce e do tratamento humanizado, não apenas do câncer de mama, mas de outros males que surgem como consequência do sedentarismo, fumo, abuso de álcool, dentre outros.

Pensando nisso, Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem elaborou uma lista de exames que devem ser feitos pelas mulheres em determinadas fases da vida. Confira a lista e a periodicidade:


A partir da primeira menstruação


Exames anuais: análise das mamas (detecção de nódulos mamários e prevenção do câncer), papanicolau (coleta de material do colo uterino e exame físico anual da pélvis, diagnóstico precoce de câncer de colo do útero e outras doenças ginecológicas) e sangue (diagnóstico de doenças: diabetes, hipertensão e da tireoide)


A partir dos 30 anos


Além dos exames anteriores, quem possui histórico de câncer na família deve fazer a mamografia e realizá-la todos os anos.



A partir dos 40 anos


Realizar os exames anteriores e incluir: densitometria óssea (detecção de osteoporose), ultrassonografia pélvica e transvaginal (avalia ovários e útero e são solicitados a critério do médico) e avaliação cardiológica (eletrocardiograma e controle da pressão arterial). Verificar carteira de vacinação (tríplice viral e dupla adulto)

As análises devem ser feitas todos os anos


A partir dos 50 anos


Além dos exames anteriores, incluir: colonoscopia (avaliação intestinal) e exame de fundo de olho (detecção de problemas oculares).

A periodicidade pode ser alterada de acordo com os resultados de exames ou a critério dos médicos.


Apoio na luta contra o câncer


Em Montes Claros, as mulheres que travam batalhas contra o câncer podem contar com o suporte da Associação Presente de Apoio a Pacientes com Cancêr Padre Tiaozinho.

A entidade está localizada na Rua Mangueira, 242, Canelas, Montes Claros (MG).

, Montes Claros
  • Lançamento: 2016-02-29 20:39:21
  • Visto: 75

Comentar

Desculpe, nenhum resultado encontrado.