Conheça os benefícios do chocolate para a saúde e prepare-se para a Páscoa

Atualizado: 04-03-2016
(0 )
(0)


O feriado mais doce do ano está se aproximando e, por isso, os estabelecimentos comerciais já enfeitaram suas lojas com ovos de Páscoa.

Apesar do preço salgado desses itens, o sabor do chocolate faz qualquer brasileiro levar ao menos uma unidade para casa.

E pode comer sem culpa. Diversas pesquisas provam que esse doce faz bem à saúde. Um desses estudos, feito pela Sociedade Americana de Química, revela que os micro-organismos presentes no intestino fermentam o cacau, transformando-o em anti-inflamatório que protege a saúde do coração.

Isso acontece porque as bactérias metabolizam os compostos presentes no cacau, cujo resultado é a formação de moléculas menores, mais facilmente absorvidas pelo corpo, a fim de diminuir a inflamação do tecido cardiovascular e reduzir o risco de derrames.

De qualquer forma, esse fato não serve como desculpa para incluir chocolate em todas as refeições. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo de até 30 gramas do chocolate amargo por dia, como auxiliar no tratamento das doenças cardiovasculares.

Outros benefícios do chocolate

Curiosamente, o chocolate amargo favorece a prevenção do câncer de intestino, devido à presença de moléculas com efeito antioxidante. Ele serve para proteger as células da degeneração causada pelo tumor.

As mulheres estão ai para provar que o chocolate é ótimo para acalmar os ânimos e tem efeito analgésico. De fato, esse doce aumenta a produção de hormônios que promovem o relaxamento. Se for chocolate amargo, melhora o fluxo das artérias, beneficiando a saúde do coração e diminuindo os níveis de colesterol ruim (LDL).

Quando o assunto é beleza, o cacau também cumpre o seu papel. Tem efeito, combate os radicais livres e evita a oxidação celular. Dessa forma, o processo de envelhecimento fica mais lento.

Evite comer chocolate branco

Os nutricionistas dizem que quanto mais cacau o chocolate apresentar, maior será o seu poder antioxidante, ação responsável pelos benefícios já citados.

Vale ressaltar que o chocolate branco não possui estas vantagens e conta com mais gordura saturada e açúcar em sua composição – os vilões de quem sofre com diabetes e obesidade.

A versão ao leite, que é muito popular, deve ser consumida com bastante moderação. As melhores opções são chocolate meio amargo (com 40% a 55% de cacau) e amargo (60% a 85%).

- Montes Claros
Ver mapa










Relacionados:



Importante: Confirme as informações antes de sair, pois os horários, preços e formas de pagamento podem ser alterados sem aviso prévio.


  • Visto: 572

Saiba quais alimentos te impedem de ter os dentes brancos

A popularização dos tratamentos dentários que promovem o clareamento dos dentes mostra que o brasileiro se preocupa, e muito...

Dicas de alimentos saudáveis e de preços acessíveis.

É possível cuidar bem do seu corpo com alimentos baratos. Esses superalimentos oferecem um grande impulso nutricional sem mexer no seu orçamento. Além...

Amor materno faz cérebro do filho se desenvolver mais, diz estu...

Uma pesquisa americana resolveu provar que o amor da uma mãe é mais importante do que se pensa. O estudo prega que o afeto maternal...

No Dia Mundial da Higienização das Mãos, reduza em 40 por cento...

Lavar as mãos é uma atitude simples, rápida e eficiente que pode prevenir doenças, mas ainda é um hábito...

No Dia Internacional do Café, conheça os benefícios da bebida p...

O dia 14 de abril é uma data especial para os amantes do café. Para celebrar a existência de uma das bebidas mais consumidas...

Surto de H1N1 coloca população em alerta. Veja quais são os sin...

Parece que as doenças típicas de inverno resolveram surgir mais cedo neste ano. Como se não bastasse o...

Metade dos brasileiros adultos está acima do peso. Veja como sa...

A saúde do brasileiro ganhou mais um sinal de alerta. Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde revelou que 52,5% da p...

Fosfoetanolamina: Conheça a polêmica que envolve a “pílula do c...

Na semana passada, a fosfoetanolamina, conhecida como a “pílula do câncer”, voltou a ser motivo de polêmica aqui n...

Conheça 10 aplicativos de celular que facilitam a vida da mulhe...

Hoje, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher. E para celebrar a data – que marca a luta do público feminino por i...

Home office: conheça os prós e os contras de trabalhar em casa

Muita gente trabalha ou sonha em trabalhar em casa para amenizar a correria do dia-a-dia. O home office, que já é uma realidade par...

Comentar

Desculpe, nenhum resultado encontrado.

Add Foto