9 dicas para não perder tempo com as redes sociais

(0 )
(0)

Não há como negar: o brasileiro é viciado em redes sociais. Seja por distração ou engajamento em causas – como as manifestações desse último final de semana –, muita gente chega a interromper atividades importantes para checar as atualizações.

Nas empresas, existe uma grande discussão em torno desse tema. Afinal, é possível ser produtivo no trabalho e ainda utilizar as redes sociais? Será que é prejudicial passar algum tempo no Facebook ou Twitter?

Uma pesquisa mostrou que 45,2% dos jovens brasileiros usam as redes sociais no trabalho. Desses, 42% permanecem conectados por cerca de uma hora, diariamente. Além disso, um terço dos entrevistados reconheceu que a atividade pode atrapalhar na produtividade.


Pensando em ajudar quem trabalha, e muito, mas não consegue ficar desconectado, o especialista em produtividade Christian Barbosa dá 9 dicas que podem salvar sua pele e seu emprego. Veja:


1 – Seja seletivo: Para que participar de redes sociais que não são relevantes? O ideal é focar nas principais, na qual seus amigos e interesses estão localizados.


2 – Cancele e-mails de notificações: Todas as redes permitem configurar o aviso de recebimento de e-mails, e o melhor é cancelar todos. Assim, você comanda a rede e acessa quando quiser. Caso contrário, vai ser difícil controlar a vontade de saber o porquê você foi marcado numa foto.


3 – Determine um foco nas redes: Quem tenta agradar todo mundo ao mesmo tempo se complica com um dos lados. Crie uma estratégia para cada rede que você tiver. Por exemplo, se for utilizar o Twitter para fins profissionais, não misture com assuntos pessoais. Muitas empresas utilizam as redes sociais na hora de contratar um profissional e vai pegar muito mal se tiver fotos suas bêbado depois da balada. Mantenha coerência no perfil que você definir, com fotos, textos e comentários.


4 – Determine horários: Caso queira acessar as redes no trabalho para fins pessoais, utilize seus horários antes ou após o expediente e seu horário de almoço.


5 – Siga poucas pessoas, mas relevantes: Para que seguir gente que não tem nada a ver ou que o conteúdo se tornou irrelevante? Faça uma dieta de pessoas que você segue, repare nos próximos dias quem não tem agregado valor e simplesmente deixe de seguir esta pessoa.


6 – Utilize agregadores: Existem sites e softwares que permitem centralizar suas redes sociais ou atualizar a partir de um único post.


7 – Seja relevante nas redes: As pessoas gostam de seguir pessoas que fornecem um conteúdo bacana, na medida certa e com periodicidade. Aquele chato que posta muito e de uma vez só, acaba perdendo seguidores. E o que publica posts dizendo que acordou de mau humor também não agrega.


8 – Rede social não requer respostas rápidas: Não se sinta obrigado a responder uma mensagem na mesma hora em que a pessoa te enviou. Se for urgente de verdade, ela encontrará outra forma de falar com você.


9 – Curta a vida real: Não é porque a vida social se tornou digital que você vai se esconder atrás de um computador. É preciso reservar um tempo para estar junto com os amigos e família, presencialmente.

Montes Claros

  • Lançamento: 2016-03-14 07:52:34
  • Visto: 476

Comentar

Desculpe, nenhum resultado encontrado.