Tocha olímpica chega hoje ao Brasil. Saiba quando ela passará por Montes Claros

Símbolo da maior competição esportiva do mundo, a Tocha Olímpica chega hoje ao Brasil, mais precisamente na capital do país, Brasília. De lá, ela passará por cidades das cinco regiões do país até chegar ao Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), no dia 5 de agosto, data da abertura dos jogos.


A cidade de Montes Claros (MG) está no roteiro. Por aqui, a tocha vai passar no dia 9 de maio, onde percorrerá 17 quilômetros, saindo da Avenida Francisco Gaetani, no Major Prates, até a Praça dos Jatobás, no Bairro Morada do Sol, onde haverá apresentações culturais.


Essa é a primeira vez em que a tocha, juntamente com os jogos, passa por um país da América do Sul. A tradição de conduzir o fogo olímpico acontece desde 1936.


O que a tocha simboliza


A chama da tocha relembra os primórdios dos Jogos Olímpicos, que vêm do século 8 a.C. Os gregos da antiguidade consideravam o fogo um elemento divino e mantinham chamas sempre acesas em frente a seus principais templos – como o santuário de Olímpia, que recebia as competições esportivas.


Como é feita a tocha


Produzida com alumínio reciclado, a tocha tem um design inovador e suas cores simbolizam algumas das principais riquezas do país, como o mar e as montanhas. Seu peso estimado é de 1kg a 1,5kg, e o tamanho é de 69 centímetros.


O formato da tocha foi cuidadosamente trabalhado para facilitar a pegada de que for conduzi-la, afinal, serão cerca de 12 mil condutores diferentes, entre eles atletas, autoridades, personalidades e selecionados em concursos de patrocinadores.


Em Montes Claros, 85 pessoas participarão do revezamento.


Os preparativos e expectativas


O Secretário de Esportes do município, Antônio Eustáquio Gomes, comemora e diz que a passagem da tocha olímpica por Montes Claros vai dar uma projeção internacional para a cidade.


Ele e sua equipe garantiram que o melhor está sendo feito para que tudo corra bem no grande dia. “Estamos organizando tudo com muito carinho, uma bela festa para mostrar o que Montes Claros tem de melhor”, afirmou o secretário.


A Tocha Olímpica chegará a Montes Claros vinda de Pirapora, mais precisamente na tarde de 9 de maio, às 16h20, no Ginásio Ana Lopes, anexo ao Parque Municipal Milton Prates. Daqui, ela seguirá para Bocaiuva.

, Montes Claros
  • Lançamento: 2016-05-03 09:20:10
  • Visto: 522

Comentar

Desculpe, nenhum resultado encontrado.